top of page
Buscar

Haters

  • jornalismouniversi
  • 6 de abr. de 2017
  • 2 min de leitura

O tal dos haters

Andreza Martins


“As redes sociais deram voz aos imbecis”. Essa frase polêmica de Umberto Eco resume bem o assunto de hoje: Haters! Mas o que são haters?

Traduzindo literalmente do inglês, haters quer dizer “odiadores”, ou mais precisamente, “aqueles que odeiam”. É um termo usado para definir as pessoas que praticam bullying virtual ou Cyberbullying.

No universo da internet o que não falta são pessoas interessadas em destilar seu ódio por uma pessoa, pública ou anônima, programa de televisão ou assuntos em gerais. Isso se deve ao fato de que, na rede, os usuários se sentem protegidos pelo anonimato, podendo comentar e propagar mensagem de ódio impunemente.

O que eu acho bem engraçado é o fato dos haters acompanharem tudo que seu alvo faz, eles assistem aos vídeos, ouvem as músicas só para estar ali falando mal daquele conteúdo. É muito contraditório, pois já que eles “odeiam” deveriam ficar o mais afastado possível, mas não, eles estão sempre prontos para acompanhar.

Recentemente conheci um pouco do veneno dessas pessoas que adoram odiar. Minha turma de faculdade e eu demos nossa opinião sobre o Impeachment através de um vídeo e postamos no Facebook. Não demorou para que chovesse gente nos criticando, usando palavras de baixo calão e ofensas em geral. Mesmo com tanto ódio, chegamos a marca de 21 mil visualizações. Eles nos deram tanta visualização, simplesmente para distribuir ódio. Não faz sentido.

O importante é não levar isso para o lado pessoal. Pessoas que se dedicam a odiar tudo que vêem pela frente tem problemas com elas mesmas e não sabem como resolver e precisam colocar os demais para baixo de alguma forma.

E caso o ódio se torne ameaça, Denúncie! Pois o Bullying é crime! Não se sinta intimidado. Conheça seus direitos.

E como diz aquela música da Taylor Swift “And the haters gonna hate, hate, hate, hate, hate… I shake it off, I shake it off…”



Ofensas virtuais são passíveis de punição


Juliano Oliveira

Peoples e Pipas. Há pessoas que disseminam o ódio nas redes sociais. São os chamados "Haters" como muito bem explicado pela Andreza no post acima.


Publicar ofensas em redes sociais é crime e esses crimes podem ser facilmente identificados. Para isso a vítima precisa recolher todos os tipos de provas possíveis ( print, testemunhas e outros) e ir até até a Delegacia Especializada em Crimes Virtuais, ou delegacia comum para fazer a denúncia.


Muitas pessoas não registram queixas por não saberem se a ofensa configura crime ou não. ou se quer sabem que isso é um crime e a pessoa por traz da tela pode ser identificada.


Os abusos mais comuns são violações contra a honra. Não se pode, portanto, acusar alguém de um ato criminoso (calúnia), ofender à sua dignidade (injúria) e à sua reputação (difamação).




Então fica aí um recado pra quem gosta de falar o que dizer pela rede mundial. Você tem liberdade de expressão e pode falar o que quiser, porém tenha consciência de que a responsabilidades pelo publicação pode lhe trazer problemas.


Entenderam Pipas e Peoples?


Valnice Massardi






 
 
 

Commentaires


Posts Em Destaque
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

Jornalismo Universitário

bottom of page